fbpx

Problemas de ansiedade/Depressão de estudantes

Quando foi anunciado na primavera de 2014 que um estudo da Penn State havia descoberto que a ansiedade havia superado a depressão como o principal problema de saúde mental que os estudantes universitários enfrentavam, a história se tornou manchete nacional.

De acordo com o estudo de mais de 100.000 alunos do Centro de Saúde Mental Colegiada em Universidades brasileiras, mais da metade dos estudantes que visitam as clínicas de saúde do campus listaram a ansiedade como uma preocupação.

Link: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/08/08/20/55/worried-girl-413690_960_720.jpg

Essa descoberta foi colaborada pelo Levantamento Nacional de Avaliação de Saúde da Faculdade de Saúde da American College Health Association (ACHA) de 2015 , que relatou que quase um em cada seis estudantes universitários (15,8%) tinha sido diagnosticado ou tratado por ansiedade.

A mesma pesquisa constatou que 21,9% dos alunos disseram que, nos últimos 12 meses, a ansiedade afetou seu desempenho acadêmico.

Segundo os estudantes, é fruto de receber uma nota mais baixa em um exame ou projeto importante, ou a reprovação em uma ou mais matérias.

 

O que é normal e quando procurar ajuda?
Todos os alunos se sentem estressados ​​uma vez ou outra, especialmente durante os períodos intermediários e finais. E é normal que os alunos se sintam cansados ocasionalmente também. Então, quando esses sentimentos se tornam motivo para mais preocupação?

“Quando o seu estado de humor interfere com a sua capacidade de funcionar na escola”, diz Hutchinson, “como quando você está descobrindo que não pode ir para a aula-

Você não quer sair com seus amigos ou companheiros de equipe, e você está tendo dificuldade em se concentrar porque você está se sentindo tão angustiado – “é quando queremos chegar e ajudá-lo.”

Link: https://cdn.pixabay.com/photo/2018/05/22/14/00/girl-3421489_960_720.jpg

Sinais de depressão na faculdade

Dentre os vários sinais em que podemos identificar a depressão durante o período letivo na faculdade, separamos os principais em que você deverá ficar atento, confira a seguir:

— Alunos que apresentam sinais constantes de tristeza ao longo do dia;

— Alunos que dizem não ligar para os seus sentimentos;

— Ausência de interesse nas coisas que ocorrem ao seu redor;

— Déficit no foco atencional nas matérias da faculdade;

— Sentimento de culpa constantemente;

— Permanecer na cama por longos dias;

— Ficar sem dormir por vários dias;

— Sentimento de culpa em estar vivo;

Se os alunos estiverem experimentando esses sintomas, eles devem discuti-los com seu médico ou outro profissional de saúde mental.

A experiência com qualquer um desses sintomas não deve ser tomada como um diagnóstico de depressão.

Um profissional de saúde pode ajudar os alunos a determinar se estão enfrentando algum problema de saúde mental e o melhor curso de tratamento.


Link: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/12/08/00/30/window-view-1081788_960_720.jpg

Devemos sempre ficar atentos com as diversas mudanças que acontecem no período da faculdade, algumas pessoas costumam ser mais vulneráveis psicologicamente do que outras, devemos sempre ter em mente que a depressão pode vir para qualquer pessoa e ninguém é em si imune.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar