Buscar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis e requer alguns cuidados. Veja aqui dicas para se dar bem nesse momento.

Independente da área de atuação, seja na busca por uma vaga na prática privada, uma vaga na residência veterinária, deve-se antes de iniciar um processo de seleção pensar sobre o “cargo” a ser contratado, e por isso o empregador recrutador faz um levantamento das principais atividades, responsabilidades e então define quais competências técnicas e comportamentais serão necessárias.

Um candidato melhor preparado será sempre aquele que estudar a vaga e se apresentar de acordo com ela. Então como se preparar?

Podemos pesquisar na internet e rapidamente teremos alguns modelos. Então estude e analise as informações e veja quais conhecimentos técnicos e competências comportamentais  poderão te destacar no processo para a vaga.

Currículo

O primeiro contato do recrutador com você é através do currículo, muitas vezes é ele que vai fazer com que você seja chamado ou não para entrevista, portanto se dedique a escrevê-lo bem.

Precisa ser compatível à vaga, é comum termos mais de 1 currículo ativo, ao se inscrever e analisar o cargo, você precisa adequar os dados de acordo com o perfil desejado.

O currículo obviamente precisa conter apenas informações verdadeiras, pois na entrevista todos os dados poderão ser reavaliados e confirmados pela entrevistadora.

Preparamos um artigo de como construir um currículo para arrasar no primeiro emprego veterinário! Clique aqui!

Quando estamos iniciando nossa carreira, podemos pensar que o currículo ficará vazio e não chamará atenção de ninguém, porém a trajetória acadêmica com certeza poderá ser considerada como experiência. Por isso atividades voluntarias, estágios, monitoria são tão importantes já no início da carreira, principalmente se sua busca for a residência veterinária.

Apresentação pessoal

É mais um ponto que precisa estar compatível para vaga, se estiver adequado dará a impressão de coerência e segurança e se inadequado poderá ser interpretado como insegurança, despreparo e até falta de comprometimento com a vaga, portanto, é interessante que você verifique como as pessoas daquele local se vestem, se não for possível opte então por roupas sociais, mas sem exageros. Os homens não devem usar bonés, chapéus, agasalhos ou moletons e as mulheres devem evitar roupas extravagantes, curtas, decotes e maquiagens fortes. Não precisa ir de branco também na entrevista da residência ok!

Entrevista

Antes mesmo de ser convocado para uma entrevista, o recrutador estará te avaliando pesquisando suas redes sociais.

Preparamos um artigo de como seu comportamento nas redes sociais pode afetar a tua carreira. Veja aqui!

Ao ser convocado para uma entrevista, normalmente por telefone, o entrevistador já inicia a avaliação, verificando a forma com que se expressa, as perguntas, o interesse e a disponibilidade para o processo, então neste primeiro contato você já deve estar atento às informações, ser simpático e evitar perguntas referentes a valores. Anote o dia, horário e local da entrevista para evitar atrasos no dia do processo. Em vagas de processos seletivos, como a residência veterinária, essa data já deve estar descrita no edital, fique atento. Em seguida comece a pesquisar sobre a empresa, isso demonstrará o seu interesse com a oportunidade.

Se você tiver se preparado com as dicas anteriores, certamente estará se sentindo mais seguro e isso ficará evidente durante a entrevista,  se possível treine sua fala,  com um colega, alguém da família ou sozinho em frente ao espelho, sempre baseado na descrição do cargo que falamos acima, por ser um momento tenso podemos nos atrapalhar e se estiver bem treinado, você correrá menos riscos.

Na entrevista você terá que falar sobre sua área profissional, acadêmica e a pessoal e é está ultima normalmente que as pessoas acabam indicando despreparo, pois ela exige certo auto conhecimento e dedicamos pouco tempo para isso. Pensando desta forma se o recrutador iniciar perguntando “quem é você” ou “me fale sobre você” sabe como seria a sua resposta? Quantos dados você será capaz de elaborar sobre um produto  que você deveria conhecer tão bem, por isso eu reforço mais uma vez a importância do treino, é nele que você fará a cara de dúvida ou cara de não sei mais o que falar. Baseado na Descrição do Cargo você elaborará respostas, evidentemente verdadeiras, que evidenciarão o seu perfil para determinada competência, é basicamente destacar seus pontos fortes para o cargo em questão.

 

Conheça nosso curso Preparatório para Prova da Residência Veterinária. Clique aqui!

 

Deixe um comentário