fbpx

Enriquecimento ambiental para animais

Podemos dizer que nos tempos de hoje os animais de companhia estão sendo “humanizados” por nós, sendo considerados cada vez mais como um “filhinho peludo”, andando ate de berços e de cadeirinhas!! Quando falamos de animais de produção, como os bovinos, pensamos que são animais insensíveis, mas o que nós observamos quando fornecemos algum estimulo para eles, é que são animais brincalhões e que necessitam de enriquecimento ambiental até mesmo para aumentar sua produtividade. Enriquecimento ambiental é considerado o melhor tratamento para as principais alterações comportamentais vista hoje nos animais. Como o próprio nome nos diz, está relacionada com o ambiente em que eles vivem, sendo muito utilizado em zoológicos como meio de “satisfazer” as necessidades dos animais presentes nos zoológicos, tornando assim o ambiente mais favorável para que eles possam expressar sua verdadeira natureza.

Os descendentes dos cachorros, por exemplo, eram os lobos, animais que passavam boa parte de seu dia andando atrás de alimentos com suas matilhas, constituídas essas por um líder e por seus seguidores. Muito dos cachorros que temos hoje ainda sentem a necessidade de serem o líder da matilha ou de viverem em matilha, mas infelizmente a realidade que temos hoje é a falta de tempo e espaço fornecidos para nossos “animaizinhos”, favorecendo assim o aparecimento de animais solitários e problemáticos.

Cada animal e espécie possuí uma característica comportamental específica, sendo necessário dentro do enriquecimento ambiental trabalhar essas características individualmente utilizando métodos diferenciados dependendo do animal, como a técnica “Feline Friendly Handling” que nada mais é do que você trabalhar com o felino de uma forma a evitar o estresse, transformando a consulta, no casos dos veterinários, em algo mais benéfico para os dois lados. Pensando um pouco na questão comportamental e do veterinário, existe a técnica “Fear Free”, como o próprio nome nos diz, trata-se de no momento da consulta deixar o animal livre do medo, principal fator que interfere negativamente o resultado. Vamos comentar um pouco sobre algumas técnicas e métodos de enriquecimento ambiental mais utilizados em cães.

Brinquedos

São os mais utilizados para o enriquecimento ambiental, podendo ser ossos naturais, cordas, brinquedos adequados. Esses brinquedos, além de favorecerem o crescimento da arcada dentaria de animais jovens e de ajudarem na eliminação dos “tártaros”, são uma ótima forma de mantê-los ocupados.

Brinquedos utilizando alimentação

Também é muito usado no enriquecimento ambiental, pois existem brinquedos que possuem furos, onde é possível inserir a ração ou petiscos dentro e conforme o animal brinca cai as “guloseimas”. Outro método muito utilizado é a “Caça ao tesouro” aonde consiste em esconder petiscos, que sejam de agrado de cada animal, nos locais aonde ele costuma ficar, estimulando assim o extinto caçador do animal e o entretendo por algum tempo, além de alimentar seu cão.

Outros ambientes

Da mesma forma que os petiscos estimulam os novos cheiros, passear com eles também é uma ótima alternativa para estimular. No momento em que se realiza o passeio ou quando se encontram em novos lugares eles sentem a necessidade de reconhecer o ambiente, sabendo quem passou por ali apenas pelo olfato.

http://tudosobrecachorros.com.br/enriquecimento-ambiental-para-caes/

https://canaldopet.ig.com.br/adestramento/2016-12-08/enriquecimento-ambiental-cachorro.html

http://guiapetecia.com.br/noticia_2382-dog_solution_e_a_pioneira_em_trabalhos_com_enriquecimento_ambiental_para_caes.htm

https://webcachorros.com.br/como-fazer-enriquecimento-ambiental/

CARNEY, H. C. et al. AAFP and ISFM Feline-Friendly Nursing Care Guidelines. Journal of Feline Medicine and Surgery, v. 14, p. 337-349, 2012.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar