fbpx

Felinos, uma nova realidade no Brasil

Dentre tantos animais, por que escolher justo o “gato” como companheiro de moradia?

Um ser que nos primórdios da nossa existência, no Egito, foi visto e venerado como um Deus chamado de Bastet, que ironicamente significa gato em grego!!!

Então podemos dizer que nós agora somos os “súditos” deles, certo?

“Para os gatos com certeza somos súditos”

Figura 1: (Tomás Arthuzzi/Superinteressante)

Depende do ponto de vista, os gatos hoje estão em menor número quando comparados com os cães, mas a 20 anos atrás o atendimento era de 5 a 7% agora ultrapassa os 30%!!! Isso é aqui no Brasil, quando olhamos para fora vemos que nos Estados Unidos, França e Alemanha a população de gatos supera a de cachorro. Sem dúvida vamos chegar em um ponto em que se terá um gato por cada cão… Agora você deve estar se perguntando “Isso tudo por eles terem sido considerados deuses no passado?” Não, isso tudo por eles serem mais “independentes” do que os cães e as pessoas não terem tempo de ficar em casa cuidado de seu cão “60%” do seu dia, segundo LETÍCIA DE CARVALHO, 2014 ” Neste contexto, os gatos ganham espaço por serem mais independentes, silenciosos, se higienizarem sozinhos e não necessitarem de passeios como os cães”. É claro que também não é só largar o gato dentro da sua casa/apartamento e tudo bem… Da mesma forma que cães necessitam dos “humanos” gatos também tem essa necessidade mais um pouco menos, ou seja, GATOS NÃO SÃO CACHORROS PEQUENOS!!

Para se ter uma noção, existe empresas especializadas em gatos, pois a demanda para esse novo “nicho” de mercado está grande, assim as empresas vêm a oportunidade e vão atrás, nos mostrando que só tende a crescer a quantidade de gatos e de atendimento a gatos. Podemos observar também um crescimento não só na área do comercio, mas também na parte de eventos, como congresso, cursos e palestras focadas na área de felinos e até dentro das universidades que possuem o curso de veterinária, se é observado que estão ofertando cada vez mais matérias destinadas aos nossos amigos bigodudos e “Deuses Egípcios”.

Figura 2: Lucas Hertel

Bom, depois de falar tudo isso é claro que agora já podemos dizer que veterinários e estudantes de veterinária necessitam conhecer mais sobre os gatos, pois este mercado só tende a crescer…

Para finalizar….

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou que a população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio.

 

Autor: Lucas Hertel

Referencias

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/06/brasileiros-tem-52-milhoes-de-caes-e-22-milhoes-de-gatos-aponta-ibge.html

https://antigoegito.org/deusabastet/

https://www.opopular.com.br/editorias/economia/gatos-ganham-espa%C3%A7o-no-mercado-pet-1.1459940

CONTATO, Letícia De Carvalho. Mercado pet no brasil: a evolução do setor de felinos. Unicamp, Capinas, 2014

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar