fbpx

Conteúdos essenciais que caem em toda prova de residência

Independente da área que estamos concorrendo em um processo seletivo do Programa de Residência ou Aprimoramento em Medicina Veterinária, teremos que encarar matérias que, muitas vezes, não temos tanta intimidade. As provas geralmente são generalistas e englobam todas as matérias da graduação. Por exemplo, para ingressar na vaga de anestesiologia, o candidato terá que estudar assuntos relacionados a grandes animais, sendo que o contrário também é verdadeiro. Portanto, para alcançar um grande objetivo é necessária uma grande preparação.

Em algumas universidades há um direcionamento da especialidade já no processo seletivo, mas observamos que em um futuro próximo, irá ocorrer uma padronização dos programas e seus processos seletivos. Recentemente, o conselho de medicina veterinária lançou um processo de acreditação dos programas de residência e aprimoramento.

Quando falamos em programas de Residência  Multiprofissional em Área da Saúde, regulados pelo MEC, são orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, há um grande peso das matérias relacionadas a Saúde Única e legislação do SUS. Em algumas seleções, as questões relacionadas ao assunto chegam a compreender 25% do total da prova.

Em resumo, dar foco de estudos somente no que temos mais predileção, pode não ser uma boa opção. Não podemos deixar de dedicar um bom tempo para outras matérias, principalmente as relacionada ao SUS.

Muito importante é ler com grande atenção o edital do processo seletivo. É nele que estará todo o conteúdo a ser estudado, e ainda a bibliografia que deve ser consultada

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar