A prova escrita que você está se preparando é apenas uma das etapas do processo seletivo dos programas de Residência e Aprimoramento. Após esta etapa classificatória, os candidatos são submetidos à entrevista de uma banca de professores, geralmente composta por docentes que serão seus preceptores na área escolhida.

O foco principal da entrevista será o seu curriculum, mas perguntas pessoais e outras questões serão pontuadas para te colocar em momentos de tensão.

Preparamos algumas dicas para você:

TENHA POSTURA

Você estará sendo avaliado desde o primeiro contato com a banca entrevistadora. Manter a postura concisa, cumprimentando a todos e mantendo o contato visual pode mostrar um candidato seguro do que quer.

CONHEÇA A ESPECIALIDADE E A FACULDADE ESCOLHIDA

Você será muito questionado sobre o que o levou a escolher aquela especialidade a que está concorrendo. Tenha repostas precisa. Evite colocações apaixonadas como “sempre sonhei em ser um anestesista”. Prefira resposta profissionais. Pode ocorrer ainda perguntas teóricas sobre a especialidade. Quando questionado sobre a escolha da faculdade discorra sobre a importância que a escola e seus corpo clinico representa.

POR QUE DEVEMOS ESCOLHER VOCÊ?

Você certamente será questionado dessa forma, muitas vezes de maneira direta, outras indiretamente. Relate seus pontos forte e não esqueças dos pontos fracos. Você é humano e possui defeitos, não os esconda.

SEJA PONTUAL E CUIDE DA SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL
Chegar atrasado em um momento tão importante como esse não pode ocorrer, não é mesmo? Porém, isso pode acontecer. Chegue em média 15 minutos antes do horário programado e se preocupe com tua apresentação. De preferencia a trajes mais formais. Você não precisa estar de terno e gravata, mas também não é legal usar roupa de ginastica, por exemplo.

POR QUE VOCÊ ESTÁ OPTANTO PELA RESIDÊNCIA E NÃO OUTRA MODALIDADE DE PÓS GRADUAÇÃO COMO O MESTRADO, POR EXEMPLO?

Essa pregunta geralmente ocorre. Analise antecipadamente os prós e os contras de cada modalidade e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Com o conhecimento de cada modalidade, é na entrevista que você poderá explicar a  banca o porque de sua opção.

Tendo isso em mente, fique tranquilo e responda as perguntas com sinceridade. Afinal, você está ali porque viu alguma vantagem naquele programa, e se preparou muito bem para este dia!

 

Deixe um comentário